Estrelas vermelhas

DICAS

10 DICAS DE MANUTENÇÃO PARA ECONOMIZAR GASOLINA

10 DICAS DE MANUTENÇÃO PARA ECONOMIZAR GASOLINA 

por Www.valvoline.com.br

Os frequentes aumentos no preço dos combustíveis, combinados à inflação e aos custos de manutenção do carro, estão entre as principais reclamações dos motoristas. Muita gente não sabe no entanto, que o estado de conservação interfere consideravelmente no consumo do veículo, por isso, uma boa estratégia para economizar gasolina é ficar em dia com a manutenção. 

Para prevenir os motoristas de custos desnecessários com a manutenção, daremos dez dicas de como se atentar a defeitos que podem elevar os gastos na hora de abastecer o veículo. Confira abaixo:

1. Óleo do motor:

Não deixe passar a data de troca, seja por quilometragem ou tempo de uso. Utilize sempre o óleo indicado no manual do proprietário e evite ser convencido pelos atendentes ou frentistas que insistem em vender produtos diferentes. Ao retardar a troca de óleo, você reduz a eficiência do motor e, consequentemente, gera maior gasto de combustível. E, atenção: o óleo do motor não precisa de aditivo. 

2. Vazamentos:

Fique atento aos vazamentos de óleo do motor, da direção hidráulica e de água. Observe a coloração dos fluidos: óleo do motor é marrom escuro (quando novo, a tonalidade é um pouco mais clara); óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é avermelhado; vazamento de água é transparente, mas se o tom é o rosada, pode ser que o sistema de arrefecimento do veículo esteja comprometido ou com corrosão. A perda de qualquer fluído que influencia no desempenho pode aumentar o consumo de combustível.

3. Amortecedores:

Quando for trocar o amortecedor, escolha por uma peça nova, esqueça as recondicionadas. Amortecedor usado pode estragar as buchas da suspensão e os pneus, além de não cumprir com eficiência a sua função. 

4. Velas de ignição: 

Responsáveis por realizar a queima da mistura de ar e combustível que entra na câmara de combustão do motor, as velas elevam o consumo quando estão desgastadas, e o motorista gasta dinheiro desnecessariamente – além de comprometer o desempenho do veículo.

5. Alinhamento e balanceamento:

Adiar esses ajustes compromete o bom funcionamento da direção e da suspensão, o que força componentes e, consequentemente, eleva o consumo de combustível. 

6. Pneus:

Independentemente de ter que comprar pneus novos ou não, existe uma dica relacionada a eles que ajuda na economia: a calibragem. Um pneu murcho aumenta a área de contato com o solo, o que provoca maior resistência. Mantenha os pneus sempre calibrados com a pressão recomendada pelo fabricante.

7. Filtro de ar:

O filtro de ar é uma peça simples e fácil de trocar, mas quando está velha pode atrapalhar bastante o motor. Um filtro sujo pode deixar impurezas entrarem no motor e provocar uma queima ruim do combustível. Quando está estupido pode provocar aumentos no consumo também.

8. Evite acelerar e frear bruscamente:

Dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível. 

9. Mantenha uma velocidade constante: 

O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.

10. Não deixar o carro no ponto morto em descidas:

Apesar de muita gente acreditar que é econômico deixar o carro em ponto morto, essa prática não é recomendada por uma questão de segurança. se o carro estiver desengatado e sem auxílio do freio- motor, o sistema de freio será mais exigido e poderá falhar. Nesse caso, a dica é deixar o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar.

Com essas simples dicas e uma boa revisão, realmente é possível melhorar e até diminuir o consumo do combustível!

 
 
Nos siga nas redes sociais:

 

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar
carrinho de pedidos
Nenhum item adicionado
Ver produtos
Nome Valor Un.
TOTAL R$