Estrelas vermelhas

DICAS

CUSTOMIZAÇÃO DE MOTOS DESCUBRA O QUE É PERMITIDO FAZER

CUSTOMIZAÇÃO DE MOTOS DESCUBRA O QUE É PERMITIDO FAZER

por Www.valvoline.com.br

É do conhecimento de todos que uma motocicleta customizada chama atenção onde passa, e mais do que isso, promove uma sensação de satisfação e bem-estar a seu proprietário após equipar sua amiga de duas rodas com diversos itens de personalização que trazem desempenho e exclusividade.

Nesse contexto, oferecer itens de personalização de motocicletas em sua oficina é uma ótima estratégia de fidelização e conquista de novos clientes, aumentando assim seus lucros.

Vale destacar que mesmo os motociclistas veteranos já acostumados a solicitar esse tipo de serviço podem cometer alguns deslizes no que diz respeito as modificações que são ou não permitidas por lei.

Por isso, nessa matéria apresentaremos o que pode e o que não pode ser modificado na motocicleta, bem como os órgãos que são responsáveis por sua legalização.

 

      1. Componentes que podem ser personalizados

O fato é que a modificação das motocicletas não é uma prática ilegal, pois não existem leis que a proíbam. É imprescindível afirmar que algumas características preconizadas pelo fabricante não podem ser modificadas pelo simples motivo de garantir a segurança mínima necessária para o motociclista.

 

  • Tanque de Combustível e Rodas

Tanto o tanque como as rodas podem ser personalizados, entretanto, devem seguir algumas regras básicas.

Em se tratando do tanque, é fundamental que a modificação tenha aprovação do INMETRO seguindo as normas brasileiras de segurança. 

As rodas, por sua vez, devem manter o diâmetro externo dos pneus preconizados pelo fabricante, além disso, não podem ultrapassar o diâmetro e a largura dos para-lamas.

 

  • Componentes do sistema de sinalização e iluminação

Os faróis, luzes de seta, lanterna, luz de freio, dentre outras, são passíveis de modificação no que diz respeito ao formato, mas é imprescindível que suas cores sejam mantidas.

 

       1.2 Para-lamas e Velocímetro

Estes componentes não podem e nem devem ser retirados, entretanto, são passíveis de personalização, geralmente este tipo de mudança tem como objetivo mudar o estilo da motocicleta.

  • Pintura

Este é um tipo de personalização muito comum nas motocicletas.

Porém, é necessário cautela. Pois, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) não exige o registro dessa mudança no documento da motocicleta desde que a cor escolhida durante a customização seja aplicada em menos de 50% da motocicleta.

Se durante a personalização for ultrapassado o valor especificado, ou seja, maior que 50%, é obrigatório o proprietário procurar o órgão para atualizar no documento a nova cor da motocicleta.

 

          1.3 Guidão

Este componente é talvez junto com a pintura um dos itens mais customizados na motocicleta.

Em geral, sua modificação é permitida, todavia, é necessária a confirmação prévia de que o modelo escolhido esteja de acordo com as normas de segurança do INMETRO.

      1.4 Motor

O último item de nossa lista de itens passiveis de personalização, é sem sombra de dúvidas o componente vital para o funcionamento da motocicleta.

Sua modificação é possível, todavia, exige autorização do órgão regulamentador, no caso o DETRAN.

Como afirmamos, este componente pode ser customizado, desde que cumpra os pré-requisitos do órgão e que o proprietário tenha em suas mãos uma autorização prévia. Para consegui-la, é necessário ir a uma unidade do DETRAN, pagar uma taxa e apresentar os documentos solicitados. 

 

        2. Componentes que não podem ser modificados

  • Chassi

Este componente de foram alguma pode ser modificado, pois qualquer mudança em sua estrutura terá impacto no desempenho da motocicleta. Sem falar que é praticamente impossível conseguir um Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) junto ao DENATRAN que legalize essa personalização.

  • Escapamento

Este é outro item que é estritamente proibido sua modificação, pois a descarga da motocicleta é um dos itens mais delicados no veículo, sem falar que a política de emissão de poluentes e ruídos do Brasil é mais severa que a de muitos países da Europa. Sabemos que sua modificação pode promover mais barulho, aumento do consumo, superaquecimento a até o travamento do motor.

 
 
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar
carrinho de pedidos
Nenhum item adicionado
Ver produtos
Nome Valor Un.
TOTAL R$