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MENORES VISCOSIDADES DE FLUIDO DE MOTOR

MENORES VISCOSIDADES DE FLUIDO DE MOTOR

por Www.valvoline.com.br

O óleo é parte essencial do motor. A sua circulação lubrifica a parte alta do propulsor e também mantém a saúde geral de todo sistema. Uma de suas funções é justamente manter o trabalho das engrenagens e garantir um funcionamento uniforme.

A falta da troca de lubrificante do motor gera danos muito grandes, muitas vezes até irreversíveis em algumas peças. Isso porque, como o próprio nome sugere, a sua principal tarefa é manter esse conjunto devidamente lubrificado e funcionando em sintonia perfeita. Isso evita problemas e a parada total do veículo, inclusive.

E qual a verdadeira importância da troca de óleo do motor? Temos várias razões e poderíamos falar sobre cada uma delas em longos parágrafos. Mas a mais importante é mesmo o bom funcionamento. Nesse sentido entra uma outra questão igualmente relevante: a viscosidade correta para cada motor.

Mas, afinal, o que é viscosidade? Podemos definir a viscosidade como o comportamento do lubrificante em diferentes temperaturas. Pode ser definido também como a própria resistência que um óleo tem para circular dentro do motor e cumprir a sua função de maneira eficiente.

Por essa razão nós temos um conjunto de números e letras que identificam e diferenciam os diferentes produtos indicados também para diferentes necessidades. Abaixo vamos explicar o significado deles.

Vamos pegar por exemplo a viscosidade 5W30. O primeiro número diz respeito à viscosidade na partida a frio, ou seja, geralmente logo pela manhã. Quanto menor esse número mais rápido o óleo chega aos pontos de lubrificação após a partida. Algumas marcas como a Chevrolet utilizam indicam lubrificantes com essa viscosidade.
A letra do meio, o W, significa Winter, traduzido como inverno. E está relacionada diretamente ao primeiro número que foi citado no parágrafo acima. Dessa forma qualquer lubrificante que tenha esse número baixo terá um funcionamento e chegará aos pontos de lubrificação no motor.

O segundo número, por sua vez, diz respeito à viscosidade do lubrificante atingida com o motor quente, ou seja, com uma temperatura normal de funcionamento. Por isso sempre se comenta em grupos sobre o óleo mais “grosso” ou mais “fino”. Basicamente é sobre essa viscosidade a frio e a quente, respectivamente.

Por essa razão cabe ao proprietário observar exatamente o que o manual do veículo indica para cada situação. O motor cujo lubrificante indicado é de viscosidade mais baixa a frio terá menores dificuldades para lubrificação do motor durante a partida pela manhã. Ao contrário, se o óleo indicado tiver a viscosidade mais elevada e foi usado um óleo de viscosidade mais baixa ele terá lubrificação e proteção menos eficientes quando em temperatura normal.

Nesse ponto vale salientar uma dúvida comum e que acaba acontecendo muito quando falamos de motores mais antigos. Nos modelos clássicos os propulsores já estão mais rodados, não necessariamente cansados, porém com uma quilometragem mais elevada devido ao tempo e aos vários anos de uso.

Nesse sentido a utilização de um óleo de viscosidade baixa pode provocar, em algumas situações, alguns vazamentos e pingos de óleo no chão. Isso, vale lembrar, é algo aceitável em muitos casos, visto que são motores antigos. Mas uma viscosidade fora da ideal se aproveita de algumas folgas internas do motor e isso se torna um problema. Por isso siga a indicação do manual e do seu motor para evitar problemas.

 
 
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